A Admiração

Já dizia Aristóteles que o começo de toda filosofia é a admiração.

Se observarmos a criança em sua pureza e ingenuidade notamos que ela vai se admirando em cada descoberta que encontra no caminho. Admira-se com a formiguinha andando pelo chão ou pelas paredes. Admira-se com o canto do sabiá nas manhãs primaveris. Admira-se com o cheiro do pão assando no forno da cozinha. Admira-se com o latido do cão, o miado do gato etc.

Tudo na criança pequena é passível de admiração. Ela admira o belo, o novo, o surpreendente. Porém, essa admiração vai diminuindo na medida em que o entendimento das coisas do mundo vai se aproximando e tornando parte de sua vida.

Quando a criança, por si só, percebe as coisas do mundo e se admira com elas, leva para dentro de si suas qualidades intrínsecas como a singeleza de suas formas, cores, dimensões, particularidades e peculiaridades. Dessa forma a criança vai se apropriando do novo, do belo e da perfeição do mundo e se tornando, a cada dia, mais rica internamente. Nós adultos não devemos roubar essa riqueza interior da criança, formada por essa admiração plena, com nossas infindáveis perguntas, antecipações e explicações.

Cabe ao adulto deixar a criança livre para, como numa forma de meditação, admirar as coisas vindas da natureza, como o som das águas que correm no riacho, das pedras que rolam no rio, do vento que sopra as sementes dos ipês, da chuva que cai e molha as plantas e amolece a terra. Esse é o caminho para a meditação.

Como num ato de amor vamos tentar deixar a criança o maior tempo possível nessa admirável contemplação do mundo que só na infância é plena e pura. Vamos tentar não explicar antes de virem as perguntas. Para a compreensão e o entendimento das coisas ela terá a vida toda pela frente. Se anteciparmos esse entendimento mataremos precocemente a infância. E infância só se tem uma!

Pilar Tetilla Manzano Borba

Terapeuta Ocupacional, Pedagoga Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância
E-mail: pilarborba@gmail.com

Comentários