A Importância do Ritmo na Educação Infantil
Na vida tudo está sob a influência de um ritmo como, por exemplo, o dia e a noite, os dias da semana que se repetem, as quatro fases da lua, as quatro estações do ano etc.
Esta repetição constante é que dá ao homem confiança, segurança e inclusive saúde. O que seria do ser humano se ele não descansasse, dormisse, depois de um dia de vigília?
Assim como o sol nasce todos os dias e se põe no horizonte, assim como as plantas têm seu ritmo de semear, brotar, crescer e amadurecer, a criança também tem seu tempo de crescimento e amadurecimento.
Na criança pequena que está com seu corpo em formação, estar inserida num ritmo diário lhe proporciona saúde e bem estar além de lhe gerar confiança e segurança, pois tudo se repete da mesma forma todos os dias (horário de acordar, de se alimentar, de brincar, fazer a higiene, dormir etc.).
Cuidar de uma criança em desenvolvimento é como cuidar de uma plantinha, com a diferença de que a planta está exposta ao tempo, depende de água, de sol, dos nutrientes da terra. Já a criança está à mercê dos cuidados de um ser humano. Ela depende do adulto para tudo: ser alimentada, higienizada, vestida, acalentada, educada etc.
A criança nos sete primeiros anos de vida, por não possuir ainda responsabilidade sobre si e autonomia, necessita da atenção dos adultos para sinalizar quais atividades são necessárias ao seu bom desenvolvimento no dia a dia.
Ao adulto cabe a tarefa de todos os dias fazer atividades que se repetem numa sequência que dê à criança segurança, desenvolvendo assim a confiança de que tudo vai ocorrer de forma a suprir suas necessidades diárias.
Num jardim de infância que segue a pedagogia Waldorf, por exemplo, procura-se seguir um ritmo diário onde há momentos de expansão, como o brincar no parque fora da sala, e momentos de contração, como a hora da alimentação dentro da sala, por exemplo. Brincar livremente dentro da sala pode ser compreendido como uma expansão e fazer um desenho, uma pintura, uma atividade de culinária podem ser compreendidos como um momento de contração.
Esse ritmo entre atividades de contração e expansão segue o ritmo cardiorespiratório, do coração e pulmão. Quando o ser humano respeita essa pulsação ele se insere no ritmo natural das coisas e adquire saúde física e emocional.
Todos os dias o programa de um jardim de infância segue uma sequência de atividades, e cada dia da semana procura se repetir uma mesma atividade. Por exemplo:
– As crianças chegam de casa, brincam livremente no pátio ou dentro da sala.
– Após todos chegarem é feita uma roda de bom dia para as crianças de jardim. Para o maternal apenas uma música.
– As crianças são convidadas a fazerem uma atividade como por exemplo o desenho livre, a pintura em aquarela, ou fazer o pão, pintar ovos para a Páscoa, pintar lanternas etc.
– Brincam livremente. (Dentro da sala logo cedo se é inverno e fora da sala se é verão).
– Arrumam os brinquedos em seus lugares.
– Fazem uma roda rítmica (com gestos e canções relacionados com a época do ano).
– Se preparam para o lanche. (Usar o banheiro, arrumar a mesa para o lanche).
– Lancham, ajudam a recolher a mesa; os mais velhos podem ser convidados a lavar a louça e a limpar o chão com a professora).
– Saem para o pátio a brincar.
– Retornam de fora e preparam a sala para ouvir o conto. Para os menores apenas música com gestos.
– Colocam seus sapatos, pegam suas mochilas e retornam para suas casas.
As atividades dirigidas marcam os dias da semana. Por exemplo: segunda-feira dia da feitura do pão; terça-feira dia de pintar em aquarela; quarta-feira ajudar a cuidar da horta; quinta-feira piquenique no pátio; sexta-feira lavar as toalhinhas de mão.
As rodas rítmicas, como são chamadas as rodas com gestos e músicas cantadas, marcam as épocas do ano como a Páscoa, no outono, São João no inverno, Micael na primavera e Natal no verão.
Tem ainda a roda de Pentecostes entre a Páscoa e São João; a roda do vento entre São João e Micael e a roda da Primavera entre Micael e Natal.
São essas atividades que se repetem diariamente, semanalmente e mensalmente que ajudam a formar o ritmo na vida da criança e lhe trazem saúde, segurança e confiança no ser humano e no mundo.
A criança que é educada dentro de uma rotina diária, sendo respeitada em suas necessidades básicas como alimentação, higiene, sono, lazer, aconchego, carinho e respeito, com repetições semanais de atividades adequadas a sua faixa etária, adquirem saúde e confiança como base para sua vida futura.
Conclusão
Assim como em tudo na natureza há um ritmo de nascimento, crescimento, amadurecimento e fenecimento, a criança que é educada seguindo um ritmo adequado a sua idade e necessidades, adquire saúde para toda a vida, pois é na infância que seu organismo está sendo formado.
Nas escolas que seguem a pedagogia Waldorf as crianças são educadas de acordo com os seis erres: RITMO, ROTINA, REPETIÇÃO, RITUAL, REPOUSO e RESPEITO.
*Pilar Tetilla Manzano Borba
Terapeuta Ocupacional, Pedagoga Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância
E-mail: pilarborba@gmail.com

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