O Brincar como Base para a Aprendizagem Escolar
O brincar é inerente à criança visto que ela possui uma necessidade enorme de se movimentar e explorar o ambiente através do seu corpo e dos órgãos dos sentidos. O brincar livre e espontâneo propicia todo tipo de movimento que a criança necessita.
É através do movimento que a criança se percebe e percebendo-se adquire sua imagem corporal e consequentemente seu esquema corporal. Enquanto brinca adquire a percepção espacial e aprende a se orientar no espaço circundante. Tudo isso é extremamente importante e necessário para a aprendizagem da escrita e da leitura num momento posterior.
Os brinquedos ajudam-na nesse movimento interno (imagem corporal) e externo (esquema corporal). Brincando ela percebe o espaço circundante adquirindo noções de frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora, esquerda e direita. Noções essenciais para a leitura e a escrita.
Brincando com os mais diversos tipos de materiais ela adquire e incorpora as qualidades deles como: duro/mole, leve/pesado, liso/rugoso, grande/pequeno, redondo/quadrado/pontudo; cores, temperaturas etc.
Ao brincar com simples tocos de madeira, ela os manipula, os alinha em linha reta, em linha curva, ela os empilha, ela constrói casas, estradas, morros, lagoa, rios e uma infinidade de coisas que passam por sua imaginação.
Todas estas noções que a criança adquire durante a fase do brincar ela vivencia e incorpora, e tudo isso irá colaborar na aquisição do conhecimento posterior no período escolar. Primeiro a criança precisa sentir, depois perceber para depois conhecer.
Crianças que tiveram a oportunidade de brincar livremente na infância, com os mais variados tipos de materiais, se mostraram na fase escolar bem mais calmas em sua movimentação corpórea, mais “centradas” e bem mais atenciosas durante as aulas.
A hiperatividade hoje tão frequente nas salas de aula é fruto de uma infância onde as crianças são paradas muito cedo em cadeirinhas e mesinhas desde o maternal, o que as impede de usarem e coordenarem seus corpos, explorarem seu espaço e vivenciarem o mundo ao seu redor.
O ensino intelectual precoce das crianças hoje está lhes causando toda sorte de problemas exatamente porque não estão sendo respeitadas em suas necessidades básicas e intrínsecas como o brincar por exemplo.
Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da USP
Formada em Pedagogia Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde
Especializada em tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath
Recursos Especiais em Educação
Desenvolvimento Infantil e Problemas de Aprendizagem

Comentários
Postar um comentário