Pega do Lápis
A maioria das crianças que frequentam o ensino fundamental estão com problemas na pega do lápis porque estão sendo dirigidas a usá-los desde muito cedo.
O tijolinho de cera (usado nas escolas que seguem a pedagogia Waldorf) faz com que a pega seja primitiva, isto é, com os quatro dedos segurando-o de uma vez com o polegar em oposição aos dedos; com o punho em posição neutra e o antebraço pronado (parte interna para baixo).
Até mais ou menos quatro anos, a criança pega a colher para se alimentar com todos os dedos, ainda com o antebraço pronado. Quando a criança consegue segurar a colher na forma do adulto (com supinação, isto é, com o antebraço virado para cima), ela já poderá desenhar com o giz de cera grosso.
As atividades das crianças que frequentam as turmas de maternal e jardim devem ser aquelas onde as duas cinturas (escapular e pélvica) sejam trabalhadas. A cintura pélvica é trabalhada quando a criança corre, sobe escadas, sobe em árvores, sobe barranco, agacha e levanta mil vezes quando brinca na terra e/ou areia etc. A cintura escapular é usada quando a criança trepa em árvores e precisa se segurar nos galhos, quando joga uma bola grande com as duas mãos, quando amassa pão ou manipula massinha, desde que esta seja em quantidade suficiente para o uso de toda a palma e braço.
Antes de pegar em lápis fino a criança necessita trabalhar muito com seus braços, desde o ombro, passando pelo cotovelo, pronando (virando o antebraço para baixo) e supinando (virando o antebraço para cima), fazendo rotação de punho, para depois fazer a pega de lápis com pinça correta, isto é, com o polegar e indicador em postura de pinça, segurando o lápis com as pontas dos dedos e apoiando o lápis no dedo médio.
Enquanto as crianças ao usarem o talher ainda não supinarem o antebraço (virar o punho para a comida não cair do talher) não deveriam usar o lápis ou pincel. Para usar o lápis ou pincel a mão deve estar livre na articulação do punho, isto é, com maior independência do punho e do antebraço.
Quando a criança é levada a usar lápis fino, canetinha ou pincel em idade muito precoce, o braço todo é usado na ação e isso acarretará mais tarde tensões na região cervical, no ombro, no braço e na mão, pois esta, enquanto escreve, deve estar livre de tensões no resto do braço.
Pilar Tetilla Manzano Borba
Terapeuta Ocupacional, Pedagoga Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância
E-mail: pilarborba@gmail.com

Comentários
Postar um comentário