Mentira e Furto

 

Existe a idade da fantasia onde a criança fantasia (acaba inventando) um monte de coisas e acredita mesmo ser real (até os 6, 7 anos). Os pais e professores devem ficar atentos para que isso não se transforme em hábito ou mania. Aos poucos essa fase passa e ela não 'mentirá' mais. Se continuar fantasiando, passado um tempo, aí então precisará de uma orientação psicológica. Usar da fantasia é uma fase fisiológica, isto é, toda criança passa por ela. É preciso que os adultos saibam diferenciar a fantasia da mentira e ao perceberem que é mentira, digam à criança que não se pode mentir, que isso não se faz, mas sem muito trauma.

Quanto a pegar dinheiro é necessário saber que dinheiro e outros pertences não se pode pegar sem autorização. Mas isso também faz parte dessa fase fisiológica, a criança pequena não tem noção ainda de pertencimento das coisas materiais. A criança pensa que tudo lhe pertence até que aos poucos vai tomando ciência de que não se mexe nas coisas dos outros. A criança pega por ter vontade de ter e acaba acreditando que aquilo lhe pertence.

Se persistir a mania de 'pegar' coisas mesmo depois de dizermos que isso não é correto, devemos fazê-la trabalhar muito com as mãos — fazer atividades como argila, tricô de dedo, colagens, pão, lavar pratos e enxugá-los, limpar o quintal catando as folhas com as mãos, enfim, tudo que faça com que as mãos produzam coisas.

Quando a criança tem problemas morais nós temos que nos manter calmos, equilibrados e com compaixão. Temos que saber das nossas forças e nossos limites. Quando é que fui assim? (pergunta que devemos fazer a nós quando nos deparamos com crianças assim).

Comportamentos como roubar, mentir, se mostrar insaciável, em qualque idade, surgem a partir da falta de moralidade que necessita ser aprendida durante sua educação.

Algumas crianças possuem uma egoicidade tão grande que são incapazes de conviver no social. Trabalhamos com elas através de histórias curativas, com imagens propícias para mostrar como é que se atua positivamente. Essas crianças irão aprender através de imagens e não de sermões.

Comentários