Educação e Autoeducação
- um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social;
- conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia. “Vê-se que é uma pessoa de muita educação”.
Educado:
- que recebeu educação;
- que se educou – auto-educação.
Educando:
- aquele que recebe educação.
Por que escolhemos uma escola Waldorf para nosso filho ou para lecionarmos nela?
Porque queremos, almejamos, algo melhor para eles e para nós.
Esse algo melhor é o que nos move. O que é isso? É tornarmos mais humanos, mais sensíveis e dessa forma tornarmos o meio social em que vivemos mais civilizado.
Devemos trabalhar mais valores humanos, e menos competitividade e busca pelo material.
Devemos separar o supérfluo do essencial, o essencial do acessório.
Uma escola Waldorf existe para os pais e os professores se auto-educarem. A escola é para os pais e professores. O aluno é apenas o meio para que os adultos se lapidem. E esse se lapidar, por vezes, é um exercício muito árduo. É necessário admitir as dificuldades, os defeitos e ser humilde.
Para que isso ocorra há o espelhamento: vejo no outro aquilo que tenho em mim. Por isso nos incomodamos tanto. O trabalho interno tem que ser nosso.
A imagem é aquela em que todos vivemos numa fila indiana onde todos carregam uma mochila nas costas e colocam as coisas boas, as virtudes na parte da frente e as coisas que não gostamos na parte de trás. O outro só enxerga o que está atrás de nós. Os nossos defeitos que também são os dele.
O fato de enxergarmos os defeitos dos outros e percebermos que também são nossos nos dá a oportunidade de transformá-los em virtudes.
Por essa razão é que precisamos dos outros: para enxergarmos nossos defeitos e para querermos ser sempre melhores em valores morais.
Quais os predicados, as características positivas que esperamos de um ser humano adulto?
- coerência - autenticidade
- confiança - comprometimento
- honestidade - cumplicidade
- gentileza - altruísmo
- pontualidade - bondade
- respeito - ordem
- limpeza - franqueza
- organização - acolhimento
- atenção - ‘ouvinte’
- humildade - sinceridade
- colaboração - responsabilidade
- sensibilidade - polidez
- ordem - verdade
- comprometimento
- ...
Quais as características que não gostaríamos de encontrar num ser humano?
- Irresponsabilidade - mentira
- atraso - sujeira
- falta de objetividade - ansiedade
- preguiça - acomodação
- egocentrismo - falta de comprometimento
- grosseria - desonestidade
- preconceito - agressividade
- falta de respeito - julgamento
- falsidade - desorganização
- desconfiança - estupidez
- arrogância
- …
A criança se educa através da IMITAÇÃO (células espelho). Ela, na infância é imitação pura. Espelha-se em nós para se afirmar no mundo. Ela nos admira e acredita piamente em nós. Portanto, nossa tarefa como educadores é de sermos modelos dignos que possam ser imitados, os quais a criança admira e acredita.
Eu me pergunto: que adulto sou eu que sirvo de exemplo para imitação?
Quais meus valores, minhas qualidades positivas e negativas?
Educamos por 21 anos nossos filhos e alunos. Depois dos 21 vem a autoeducação, onde cada um se educa a si mesmo de acordo com suas crenças e sua procura por modos e caminhos que escolher trilhar na vida.
Educar é como polir a pedra bruta na qual existe as qualidades inerentes da verdade, da beleza e da solidez.
Criança precisa de limite. E sabemos impor o limite? Conhecemos o que a criança é capaz de fazer sozinha? De escolher, por exemplo, o que quer comer, o que quer assistir na televisão, o que quer vestir?
Limite
Bom senso
Discernimento
Conhecimento
Parâmetro
Tudo isso são predicados na educação que o adulto/educador deve dominar.
A criança nasce com um impulso volitivo, isto é, uma vontade enorme de estar nesse mundo, de fazer parte dele, de agir. Essa força, segundo a antroposofia, vem do mundo espiritual, quando ainda na vida passada essa individualidade se esforçou em ser cada vez melhor. Por isso na infância a criança ter tanta energia e vontade de atuar no mundo. Por isso também que devemos mostrar-lhe que o mundo é bom, bonito, e só mais tarde, na adolescência, onde o julgamento já despertou, mostramos um mundo real.
A criança nos imita desde os gestos, as palavras até nossos pensamentos e sentimentos. É a força de vontade minha, como educador, que educa a criança para ser cada dia melhor nas virtudes e nos valores que consideramos humanos.
Rudolf Steiner nos ensina os exercícios para os dias da semana retirados do Óctuplo Caminho de Buda:
Sábado: Pensamento Correto
- Prestar atenção às representações mentais (pensamentos).
- Só efetuar pensamentos relevantes.
- Aprender a distinguir o essencial e o acessório, entre o eterno e o efêmero; entre a verdade e a mera opinião.
Domingo: Decisão Correta
- Deve-se sempre ter, para tudo, razões bem ponderadas.
- Decidir-se somente na base de uma ponderação fundamentada.
Segunda-feira: Palavra Correta
- Falar de forma pensada, em todos os sentidos.
- Primeiro escutar e depois digerir.
- Só falar o que tiver sentido e significado.
Terça-feira: Ação Correta (Marte)
- Ponderar de antemão a fundo os efeitos da nossa atuação.
Quarta-feira: Vida Correta
- Viver de acordo com a natureza e o espírito, não se dissipar nas ninharias exteriores da vida. Evitar tudo que traz a irrequietude e a agitação. Hábitos corretos.
- Não atuar apressadamente, mas tampouco ficar indolente.
Quinta-feira: Aspiração Correta
- Olhar para além do imediato e do dia a dia.
- Fixar metas ligadas com os deveres mais elevados do homem. Aspiração humana.
Sexta-feira: Memória correta
- Lembrança do que se experimentou, do que se aprendeu.
As crianças necessitam de direção dos outros. Elas não nascem sabendo, pois necessitam serem educadas com:
- limite
- bom senso
- discernimento
- parâmetros
- amor
É o adulto que deve saber o que é melhor para a criança e quem escolhe por ela e dá os limites.
Pilar Tetilla Manzano Borba
Terapeuta Ocupacional, Pedagoga Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância
E-mail: pilarborba@gmail.com
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